Quais são os indicadores de que a lixa não está boa?
É preciso ter em mente que não existe uma hora exata para jogar a lixa fora, pois tudo depende das suas preferências na maneira como usar a lixa. Mesmo que a lixa esteja “cega”, ela continuará lixando, só que em uma velocidade muito menor.
Muitos acreditam que, com o passar do tempo, os grãos se tornam mais finos, mas a granulometria é a mesma. O que muda é apenas o aproveitamento de lixa, mesmo! Mas o que isso quer dizer? Quanto mais desgastada a lixa estiver, menos material ela vai remover — exigindo um forcinha extra no trabalho!
No fim das contas, o nível de desgaste de lixa que precisa ser atingido para o descarte é uma escolha pessoal. Uma lixa muito usada exigirá muito mais tempo e esforços pra garantir um bom nível de trabalho, enquanto as trocas feitas após um breve tempo de uso garantem um melhor aproveitamento de lixa para praticamente todos os tipos existentes!
Bom, e como a ideia aqui é saber “quando jogar minha lixa fora”, nós listamos algumas sugestões práticas abaixo, observe se:
há desgaste;
ressecamento;
muita umidade;
se os grãos começaram a “cair” e já é possível ver o papel;
rasgos e furos;
irregularidade nos grãos.
-----------‐------------------------------------------
Então, quando jogar minha lixa fora?
------------------------------------------------------
Não há uma resposta exata para essa questão. Assim, para saber quando é a hora de jogar minha lixa fora, a gente recomenda levar em consideração tudo o foi dito até aqui e ficar de olho em alguns aspectos específicos.
Dessa forma, a melhor hora de jogar fora a sua lixa pode ser:
quando a lixa não apresenta mais grãos suficientes para um lixamento;
quando surgem rasgos ou buracos na área que serviria para lixar;
quando o costado está se desfazendo;
quando a lixa está muito irregular e com partes mais desgastas que outras.
Comentarios